O Energyprofiler, através de um inquérito nacional, analisará as atitudes, competências, factores de decisão e padrões de utilização de energia nos lares portugueses, permitindo identificar:
- Perfis de consumo de energia no sector residencial em Portugal;
- Inibidores e catalisadores de consumo (preço, políticas, campanhas, informação...) para a modelação de cenários de utilização de energia;
- Metodologias para medidas de acção, sensibilização e políticas dos diferentes sectores (ex. distribuição de serviços energéticos, comercialização de electrodomésticos.
Objectivos
- Compilação de dados cognitivos e comportamentais, e definição de padrões de utilização.
- Identificação e caracterização dos diferentes perfis-tipo, quanto a:
- Conhecimento e percepção dos riscos associados às alterações climáticas;
- Forma de utilização de energia em casa;
- Equipamentos adquiridos e suas características;
- Factores determinantes na aquisição de equipamentos consumidores de energia,
- Motivações para a utilização eficiente de energia;
- Obstáculos à utilização eficiente de energia.
- Análise de distribuição dos diferentes perfis por:
- Grupo etário;
- Sexo;
- Localização geográfica;
- Classe sócio-económica.
- Identificação de princípios orientadores:
- Na preparação de políticas dirigidas aos diferentes perfis-tipo;
- Para programas comerciais de equipamentos mais eficientes;
- Para fundamentar futuros projectos de investigação (auxílio na validação de perfis, projecções, análises de consumos, níveis de saturação de equipamentos);
- Para apoiar a ERSE na avaliação de futuros projectos, bem como providenciar uma base de informação a futuras propostas de candidatura, promovendo um maior sucesso dos projectos.
Metodologia
O Energyprofiler está estruturado para ser concebido, desenvolvido e implementado em cinco fases.
FASE 1
Recolha e revisão bibliográfica com vista à identificação dos factores psicossociais relevantes na análise do comportamento no consumo energético e elaboração do questionário com base em escalas construídas para o efeito.
FASE 2
Definição de uma amostra representativa dos agregados familiares portugueses, com cerca de 1000 inquiridos, caracterizada em termos do grupo etário, sexo, localização geográfica e classe socioeconómica. Realização de entrevistas telefónicas nos vários segmentos de população.
FASE 3
Realização de uma análise estatística descritiva de forma a caracterizar as percepções, atitudes, competências e padrões de utilização de energia dos consumidores nacionais, e determinação dos diferentes factores na tomada de decisão sobre a aquisição de produtos de consumo energético.
FASE 4
Elaboração de um relatório de apresentação dos vários perfis-tipo identificados e características que os diferenciam.
Construção de princípios orientadores para programas de mudança comportamental, projectos de investigação ou políticas na área de promoção de eficiência energética.
Divulgação nos sectores público, comercial e académico e ao nível de publicações e encontros técnico-científicos.
FASE 5
Além do registo contínuo dos indicadores, será feita uma avaliação aos factores de sucesso/insucesso do projecto quanto ao potencial de relevância dos seus resultados, bem como uma avaliação final seguida de reporting à ERSE.
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